Relações Interpessoais

A vida é cheia de surpresas, mas as relações interpessoais podem ser um refúgio de muitos aborrecimentos da vida e traz várias vantagens:
a. Temos comportamentos construtivos – queremos que o outro se sinta bem connosco.
b. Treinamos a aceitação – vemos o outro como ele é e lidamos com as nossas
imperfeições
c. Sentimo-nos mais gratos – valorizamos lado positivo dos outros.
d. Interagimos mais – aprendemos a pedir ajuda, a agradar, a saborear a presença.
Ninguém conversa com a mesma pessoa duas vezes». A vida é movimento, cada pessoa é dinâmica, nunca é a mesma. A cada minuto surgem novas experiências, há uma constante transformação, o que faz com que a pessoa de hoje não seja a mesma amanhã. Para construir relacionamentos sólidos é necessário estar disposto a descobrir novamente o outro a cada dia e sobretudo, estar disposto a mudar.
As relações interpessoais – Trabalho
O que tens feito para melhorar a tua relação com os teus colegas?
Na esfera profissional, construir relações interpessoais positivas é importante para criar um sentimento de pertença, melhorar a gestão do stresse e aumentar a satisfação no local de trabalho.
Por exemplo, porque não organizar um lanche de equipa, fazer reuniões de equipa fora do serviço, ou experimentar uma das Caminhadas com Propósito do WalktoBelieve?
O que podes fazer? Ficam algumas dicas:
– Fornece informações de forma eficaz, recorrendo mais a factos e menos a opiniões.
– Compreende, explora e esclarece o que os outros estão a dizer e solicita mais detalhes se e quando a situação exigir.
– Discute opções de alternativas, por muita boa vontade que tenhas, a tua pode não ser a mais viável.
– Sê solidário, tenta compreender o que se passa com o teu colega.
Não controlas tudo, mas podes perfeitamente seguir estes 4 conselhos muito simples. Tornarás o teu local de trabalho um local melhor para evitar conflitos desnecessários e assim fomentar relações positivas.
As relações interpessoais – Casal
Mantendo o tema das relações interpessoais, vou agora focar a atenção na relação entre casal. Lembras-te da última vez que entraste numa discussão com o teu parceiro? Não foi doloroso?
Foi mesmo necessário?
O que é que nós podemos fazer para lidar melhor com estas situações sem arruinar os nossos relacionamentos?
CONSCIÊNCIA – Torna-te no observador dos teus pensamentos, emoções, necessidades e ego.
Pergunta a ti próprio:- O que é que eu quero neste momento?
EXPRESSA, NÃO SUPRIMAS – fala livremente e abertamente, isso irá permitir aliviar a tensão emocional, mas igualmente promover o entendimento entre ambos.
RESPIRA – fecha os olhos e foca-te na tua respiração. Faz algumas respirações profundas e depois continua a respirar normalmente. Continua a fazer isto pelo menos durante 5 minutos.
COLOCA-TE NA PELE DO OUTRO – imagina-te no papel do outro. Tenta sentir a dor que o outro está a experienciar. Como é que ele se sente?
O maior preditor da felicidade numa relação. De acordo com um estudo, o maior preditor da felicidade, intimidade romântica e conexão de uma relação é algo tão básico, mas, muitas vezes, ignorado: “o tipo de relação que o casal cria
junto, ao longo do tempo“. E o que é que isto quer dizer? No fundo, trata-se do facto de a qualidade da relação construída transcender características pessoais A dinâmica que constróis com alguém – as normas partilhadas, as piadas privadas, as experiências partilhadas – é muito mais do que as pessoas individuais que fazem parte da relação. De acordo com os investigadores, o “top 5” das variáveis mais fiáveis para predizer o sucesso de um relacionamento foram:
1. Compromisso do parceiro – “O meu parceiro quer que a relação dure para sempre”
2. Valorização – “Sinto-me muito sortuda por ter o meu parceiro na minha vida”
3. Satisfação sexual – “Quão satisfeita está sexualmente?”
4. Perceção da satisfação do outro – “A nossa relação faz o meu parceiro muito feliz”
5. Conflito – “Com quanta frequência discutem?”
Tens consciência da qualidade das tuas relações?
Faz o download do seguinte Questionário e responde às perguntas. Se tiveres curiosidade em saber o resultado, entra em contacto comigo.