Lugar do Auto Elogio

Normalmente, ficamos à espera que nos reconheçam valor, mas elogiarmo-nos a nós próprios também é válido. «Se fazemos algo bem feito, é bom saber encontrar satisfação interior nesse facto, reconhecendo-o e encorajando-nos a nós mesmos», afirma o psicólogo clínico Vítor Rodrigues. Para evoluirmos, precisamos de refletir sobre o nosso comportamento, saber destrinçar o que fizemos bem ou mal. A capacidade de sentir culpa, se não for exagerada, pode ser útil, assinalando para nós mesmos quando fazemos alguma coisa errada que não queremos repetir. Por outro lado, o sentimento de satisfação, por algo bem feito ou bem pensado, ajuda-nos a ganhar consciência do nosso desenvolvimento pessoal. E elogiarmo-nos em frente a outras pessoas também pode ser feito, desde que tenhamos alguns cuidados que evitam que nos tornemos alvo de troça ou de inveja (in ifestyle.sapo.pt/vida-e-carreira/comportamento/artigos/o-poder-do-elogio).
Se tem uma perceção mais forte e positiva de si mesmo, situações ameaçadoras
podem não afetá-lo tão negativamente, não vai ruminar tanto sobre eles, não vai ser apanhado por eles.
Os benefícios de pensar em valores pessoais importantes antes de eventos potencialmente stressantes são apoiados por pesquisas. Estudos mostraram que fazer exercícios simples de autoafirmação, como escrever sobre valores pessoais fundamentais antes de um teste, aumentou o desempenho de alunos de minorias na escola, com algumas evidências de efeitos duradouros , de acordo com um artigo de revisão de 2014 .
Se quiser tentar fazer autoafirmação positiva, os especialistas oferecem essas
sugestões (www.washingtonpost.com/wellness/2022/05/02/do-self-affirmations-
work/):
- Priorize o desenvolvimento de uma “vida multidimensional”. É fundamental
envolver-se em várias coisas que contribuem para quem é, como relacionamentos com
familiares e amigos, trabalho ou paixões. Isso não apenas oferece mais recursos para
as afirmações, mas também oferece outros benefícios psicológicos.
Somos mais vulneráveis se tivermos apenas uma dimensão na qual toda a nossa
autoestima depende. Podemos ser uma pessoa mais volátil. - Identifique afirmações autênticas. As suas afirmações e como as expressa, devem
ser consistentes com os valores que são importantes para si e suas autoconfianças.
Se está a lutar para encontrar coisas sobre si mesmo para afirmar, comece com declarações que reflitam o que quer acreditar. «Quero acreditar que sou capaz o suficiente. Estou a trabalhar todos os dias pensar mais positivamente sobre mim e as minhas capacidades». É importante mover-se na direção do que gostaria de fazer, como gostaria de ser e como gostaria de se sentir.
Concentre-se no que ama. Estará a dar-se a oportunidade de manter algo que valoriza e aprecia e não sente que precisa julgá-lo ou ter um debate sobre isso na sua mente. Um exercício interessante é escrever declarações sobre si mesmo e classificar a credibilidade numa escala de 0 a 10. Se algo estiver abaixo de 5, descarte-o ou reformule-o, para que se torne mais credível.
Construa um hábito diário relacionado à afirmação. Embora a pesquisa mostre que é útil afirmar-se antes de situações stressantes, os especialistas incentivam a realização regular de atividades afirmativas. Um diário de gratidão diário pode ser um bom lugar para começar. Uma vez por dia, talvez no final do dia, reserve alguns minutos para escrever pelo menos uma coisa pela qual se sente grato.
Fazer este exercício duas semanas pode ter efeitos surpreendentes. Uma forma de melhorar o quanto acredita numa afirmação é comportar-se de maneira consistente com a crença. Nós vemo-nos melhor através do nosso comportamento do que nos vemos através dos nossos pensamentos. Quando as escolhas que fazemos estão de acordo com os nossos valores e as coisas que queremos acreditar sobre nós mesmos, estamos a avançar nesse continuum de credibilidade.