Olá, sou o Filipe Maia.
Psicólogo, amante d’O Caminho de Santiago e do Mindfulness. O teu companheiro nesta jornada de transformação.
A primeira vez que fiz o Caminho, para Santiago, em 2010, não sabia sequer que era suposto seguir as setas amarelas. Saí de Braga e só quando já estava a chegar a Prado é que vi as setas. Andei perdido. Fiz uma entorse grave. Entrei nas urgências. Estava num período mais delicado da minha vida e senti, na pele, a validade do poder terapêutico dos caminhos.
Em 2015, por altura da minha pós-graduação em psicologia positiva, uma familiar próxima vivenciava um momento de grande dificuldade na sua vida pessoal. Estava de saída para mais uma aventura do Caminho e convidei-a. Aceitou.
E o que aconteceu nessa viagem acabou por desenhar o primeiro esboço do que se tornaria a Walk To Believe.
Um parênteses nas nossas rotinas diárias para dedicar tempo à pessoa mais importante das nossas vidas – nós mesmos.
Dessa viagem, saiu com um Plano de Vida e três objetivos. Ambiciosos, mas realistas. Voltar a estudar. Um compromisso diário de autocuidado com uma caminhada. E um projeto de voluntariado pessoal. Cumpriu os três, muito antes do tempo a que se havia proposto!
Comecei a repetir a aventura com outras pessoas. Primeiro com amigos, mais na minha zona de conforto. Até um dia. Em que desafiei 3 pessoas sem-abrigo. Foi sobretudo aí que percebi onde reside o enorme poder destas caminhadas com propósito. Finalmente, escolhemos ter tempo.
Há três ingredientes maiores que promovem o ambiente perfeito para a mudança acontecer:
No final, chegamos com um Projeto Vital. Objetivos traçados a partir de dentro. Atividades para trazermos consistência e mudança de hábitos. E, por certo, uma transformação que nos deixa mais próximos da nossa melhor versão.